Marca Maxmeio
Natal Card

Notícias

Fiern
04 / 12 / 2017 - Por Jean Valério

Presidente da FIERN e Embaixador da Alemanha tratam do encontro econômico que acontecerá em Natalemas da reunião foi o Encontro Brasil Alemanha, que será realizado em 2019 em Natal.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, acompanhado da Cônsul-Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, e do cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, foi recebido nesta segunda-feira, 04, na Casa da Indústria, pelo presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo (Veja Galeria de Fotos no Final).

Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, os diretores José Garcia da Nóbrega, Heyder Dantas e Djalma Barbosa Júnior, os superintendentes de Estratégias e Articulação do Sistema FIERN, Hélder Maranhão, do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL, Angélica Teixeira, e a Diretora do SENAI-RN, Roseanne Albuquerque. Um dos temas da reunião foi o Encontro Brasil Alemanha, que será realizado em 2019 em Natal. O presidente Amaro Sales lembrou que o Sistema FIERN desenvolve intercâmbio com a Alemanha, principalmente com o Estado da Renânia Palatinado, desde o ano de 2011.

Nesse período foram realizadas diversas parcerias com o SENAI-RN, através do CTGÁS-ER e do Centro da Construção Civil Rosária Carriço, nas áreas de energias renováveis e construção civil, além de missões empresariais e capacitações, como o programa de treinamento em gestão e meio ambiente para os jovens empresários, e a Casa Passiva (um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com um consumo de energia zero, ou muito baixo).

“Queremos ser aliados da Alemanha para desenvolver o Rio Grande do Norte”, disse Amaro Sales, que fez uma exposição das potencialidades econômicas do Estado, chamando atenção para as energias renováveis. Segundo o presidente da FIERN, o RN já é destaque e poderá liderar no Brasil nesse setor. Ele disse que, como presidente da Associação Nordeste Forte, que reúne os presidentes de Federações de Indústrias da região, vai mobilizar os industriais nordestinos para participar do Encontro Brasil Alemanha, que ocorrerá em Natal, no segundo semestre de 2019. “Esse encontro não será do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste”, afirmou.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel disse que o Encontro Brasil Alemanha é um fórum que reúne centenas de empresários brasileiros e alemães, de forma muito aberto e é uma oportunidade para conhecer interesses de negócios entre as duas partes. “No último encontro, em Porto Alegre, ocorreu uma apresentação do Rio Grande do Norte, que considero excelente, mostrando o que esta parte do mundo oferece”.

Segundo o embaixador, os empresários alemães desconhecem o que o Nordeste produz. “Eles não têm ideia do que é produzido na região, por isso a importância do Encontro que acontecerá em 2019 em Natal”. Na avaliação de Georg Witschel, o Encontro vai abrir muitas portas para investimentos.

O embaixador visitou na Casa da Indústria o Escritório de Negócios da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha), aberto em 2015, e que funciona junto ao Centro Internacional de Negócios da FIERN, e encontrou-se com jovens industriais potiguares que participaram de capacitação na Alemanha.

Revista Negócios.Net

Revista Negócios 70
Revista Negócios 69
Revista Negócios 68
Revista Negócios 67
EDIÇÃO N° 62 – MARÇO DE 2016
Revista Negócios 61
Edição n˚59
Edição n˚58
Edição n˚56
Edição n˚55
Edição n˚54
Edição Nº 53
Edição Nº 52
Edição Nº 51

Twitter /RevNegocios

Instagram /RevNegócios

Facebook /RevNegócios

TV Negócios.Net