Marca Maxmeio
Detran 2017
Gastronomia
05 / 10 / 2017 - Por Jean Valério

Espaço Terroir do Sebrae terá capacitações e sabores regionaisDurante a Festa do Boi, o Sebrae oferece uma viagem gastronômica pelos sabores regionais do Brasil

José Vieira destaca a presença do Sebrae na Festa do Boi – Moares Neto

Um local para ver, degustar, comprar e aprender a harmonizar produtos regionais de alto apelo gastronômico, como os vinhos gaúchos, as ostras, os queijos potiguares, as castanhas do Acre e o café capixaba. Assim será a participação do Sebrae no Rio Grande do Norte na 55ª Festa do Boi com o Espaço Terroir, que terá exposição, degustação e harmonização de produtos, além de mais de 50 tipos de capacitações diferentes, entre palestras, oficinas e seminários, tratando dos sabores de cada canto do Brasil. A estrutura e a programação do espaço foram apresentadas nesta quarta-feira (4), durante almoço no restaurante Nau Frutos do Mar. A Festa do Boi começa no próximo sábado (7), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Em uma área de quase 3 mil metros quadrados, o Espaço Terroir pretende reunir produtores de diversas regiões com exposição, degustação e venda de produtos terroir – aqueles oriundos de uma determinada região com influência de clima, terra, relevo e águas que os tornam específicos, como é o caso dos queijos da região do Seridó. “A proposta desta edição é deixar o espaço multissetorial de forma diferenciada com um olhar para o pequeno produtor”, explica a coordenadora do espaço, Sergina Dantas.

A estrutura e programação do espaço foram apresentadas à imprensa e convidados – Moraes Neto

A Vitrine de Produtos Terroir terá exposição de queijos artesanais, cachaças, camarões e ostras potiguares, cafés brasileiros. Para o espaço, foram selecionados produtos de todas as regiões do Brasil que se destacam pela regionalidade e diferenciação, seja pelo elevado padrão de qualidade, identificação de origem (IG), valor agregado, certificação orgânica, sustentabilidade e ou saudabilidade.

Vinte e sete expositores participam no local de uma aproximação comercial, com uma visita guiada com futuros compradores. A cada dia, das 16h às 22h, compradores de segmentos diferentes terão a oportunidade de conhecer os produtos expostos. No dia 8, é a vez de compradores da indústria de alimentos e bebidas. Já no dia seguinte a visita será direcionada a chefes de cozinha e gestores de compras de estabelecimento do setor de alimentação fora do lar e meios de hospedagem. No dia 10, é a vez dos supermercados, centrais de compras e mercadinhos conhecerem os produtos.

Já o Empório de Animais foi reservado para a exposição e comercialização de bovinos nascidos de Fertilização in Vitro (FIV) e Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) no Projeto Leite e Genética do Sebrae Rio Grande do Norte.

Maratona

Nesse período também será realizada a Maratona de Negócios de Impacto Social – Universitária, que é uma espécie de competição entre estudantes de dez instituições de ensino superior para desenvolver e implementar uma ideia de negócio de impacto social que beneficie a comunidades onde estão instaladas as universidades. A maratona começa no dia 7 e vai até o dia 10.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, José Vieira, participou da apresentação do espaço à imprensa e convidados, destacando a presença do Sebrae em 23 edições da Festa do Boi. Para José Vieira, a participação do Sebrae leva capacitação para o público visitante e valoriza o pequeno produto rural. O superintendente em exercício do Sebrae-RN, Eduardo Viana, que é diretor de Operações, também prestigiou o lançamento. Ele classificou a Festa do Boi como um grande espaço de negócios, muito mais que uma festa e ressaltou o trabalho realizado atual da diretoria da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), que é responsável pelo evento.

Como no dia 5 de outubro é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, o diretor enfatizou a relevância de começar as comemorações da data no RN com a estruturação de um espaço que visa valorizar o pequeno produtor, sobretudo aquele que produz itens que trazem as características de onde foram produzidos. “O Espaço Terroir é também lugar de promoção de negócios, parcerias comerciais e principalmente de capacitação”.

Entre palestras e oficinas

Uma das principais atrações é chef Alex Atala, dono do sexto melhor restaurante do mundo e o chef brasileiro mais premiado da história Ele vem ministrar uma palestra ‘O Desenvolvimento da Gastronomia Brasileira com Uso de Produtos Terroir’.

O Espaço Terroir reserva também outras capacitações com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. É o caso do chef americano Dan Strogin que vem ao estado falar sobre a importância do leite cru para fabricação de queijos brasileiros, uma excelente oportunidade para aqueles produtores que têm queijarias artesanais.

Nacionalmente, estão confirmadas as presenças de especialistas renomados, como a chef mineira Raquel Novais, que participou da terceira edição do MasterChef Brasil. Ela participa de três oficinas gastronômicas no espaço montado pelo Sebrae: Camarões Orgânicos, Ostras Orgânicas e de Carnes e Queijos. A sommelière paulista Gabriela Monteleoni fará uma oficina de harmonização de queijos, vinhos e cachaça logo na noite de abertura do espaço.

As capacitações atendem aos empreendedores de diversas áreas do setor de alimentação fora do lar. O chef catarinense Fabiano Gregório em falar sobre a influência do terroir na produção de alimentos seguindo os preceitos do movimento slow food. Já a barista mineira Paula Dolgheroff ministra uma oficina de métodos de preparos de café e outra sobre preparo de drinques com café.

Além das oficinas, a programação também terá palestras técnicas diárias, seminários (Cadeia produtiva do mel, Sertão Empreendedor, Aquicultura Potiguar, Fogo e Carne e Indústria de Alimentos e Bebidas do RN). Para saber as datas, os horários, os valores e a grade completa de capacitações – grande parte delas gratuitas – basta acessar a página do Espaço Terroir na internet (www.rn.sebrae.com.br/terroir).

Revista Negócios.Net

Revista Negócios 70
Revista Negócios 69
Revista Negócios 68
Revista Negócios 67
EDIÇÃO N° 62 – MARÇO DE 2016
Revista Negócios 61
Edição n˚59
Edição n˚58
Edição n˚56
Edição n˚55
Edição n˚54
Edição Nº 53
Edição Nº 52
Edição Nº 51

Twitter /RevNegocios

  • @revnegociosPara quem está disposto a voltar a investir, o segmento imobiliário é a proposta mais vantajosa do momento.… https://t.co/d5e9w9gJ2L@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosO Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidad… https://t.co/bbOgusVPF0@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosIndústria da Reciclagem cresce e mira para o futuro: https://t.co/EJqSYjKdJi https://t.co/X0HH3746nq@revnegocios1 semana atrás

Instagram /RevNegócios

Facebook /RevNegócios

TV Negócios.Net