Marca Maxmeio
Natal Card
Energia
01 / 12 / 2017 - Por Jean Valério

Equipes do RN selecionadas no Programa Inova SENAI recebem as medalhasEntre os classificados, estão projetos que aproveitam ideias sustentáveis, com uso de energia fotovoltaica

Os alunos das equipes do Rio Grande do Norte que foram selecionadas na edição deste ano do Inova SENAI receberam, nesta sexta-feira, 01, as medalhas de premiação, durante o anúncio do resultado da avaliação da banca de especialistas, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER).

Entre os classificados, estão projetos que aproveitam ideias sustentáveis, com uso de energia fotovoltaica, ou permitem, com equipamentos concebidos pelas próprias equipes, melhorias de processos, o que permitirá às empresas reduzir custos e ampliar a competitividade.

As medalhas foram entregues pelo diretor 2º Secretário do Sistema FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e pela diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo. Na categoria processo inovador, o primeiro colocado foi o projeto da Estufa Autossuficiente para Salgados; o segundo o do Baú Hortifrúti Autossuficiente.

Na categoria produto inovador, o primeiro colocado foi o projeto do Macaco Hidráulico Multifuncional; o segundo, o do Sistema Autônomo para Impressora D; e, em terceiro, o Sistema para Troca de Óleo da Caixa Multiplicadora de Aerogerador.

“As equipes desenvolveram trabalhos fantásticos, que podem ampliar a competitividade de produtos e serviços. Isso mostra que os alunos que integram os grupos que participam do Inova entenderam a necessidade de compatibilizar os aspectos de possíveis reduções de custos, com as necessidades ambientais e de sustentabilidade”, disse Djalma Cunha.

O Programa Inova SENAI foi criado para incentivar boas ideias, desenvolvidas nas unidades de ensino da instituição. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI inscrevem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

OS PROJETOS QUE CONCORRERAM NO INOVA 2017

ESTUFA AUTOSSUFICIENTE PARA SALGADOS
“Trata-se de um carrinho com uma estufa de salgados, com tecnologia fotovoltaica para conservação de alimentos, para fast food, podendo ser usado pelos ambulantes, com a perspectiva de atender a um grande público de consumidores, que visão cada vez mais produtos com qualidade”.
Equipe técnica: Robson Lima, Técnico em Eletrotécnica; Arthur Tsade, Técnico em Eletrotécnica; Luiz Arilo – Professor Extraquadro; Jeane Kelly, Instrutora de formação profissional.

MACACO MULTIFUNCIONAL”
“O Macaco Multifuncional é um equipamento de elevação adequado para utilização em oficinas automotivas (veículos leves e pesados), facilitando a execução de diversos serviços em um único equipamento. Tem ótima relação custo-benefício, diante do baixo custo de produção para fabricação de um único dispositivo multifuncional.”
Equipe Técnica: Alex Mário, Charles Brenner e Rafael Andrade, Técnicos em Mecânica Industrial (SENAI RN); Wilberto Pires, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI-RN; Edvaldo Júnior, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI RN.

BAÚ HORTIFRÚTI AUTOSSUFICIENTE
O baú hortifrúti autossuficiente foi desenvolvido pensando em se obter uma maior sustentabilidade, utilizando o sistema fotovoltaico para a alimentação do sistema de refrigeração, assim, visa uma melhora no transporte de flores, frutas e verduras e uma redução na emissão de gases poluentes.
Equipe técnica: Ailson Alison e Emilly Karla (Técnicos em Sistemas de Energias Renováveis) e Leonardo Oliveira (Docente SENAI RN – Instrutor)

SISTEMA AUTÔNOMO DE MÚLTIPLO VOLUME DE IMPRESSÃO 3D
“O sistema de múltiplo volume de impressão 3D autônomo tem como objetivo a otimização do tempo gasto na impressão e configuração da máquina. Também traz maior comodidade ao portador do sistema, uma vez que, ele não se preocupará com a manutenção necessária de uma impressão para outra, pois a máquina terá autonomia em tais funções”.
Equipe técnica: João Victor Medeiros Crisostomo, cursando técnico em automação industrial; Pedro Victor de Lima, cursando técnico em automação industrial; Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, orientadora e instrutora de formação profissional; Tiago Castro Morais de Freitas, co-orientador e instrutor de formação profissional.

SISTEMA PARA TROCA DE ÓLEO DA CAIXA MULTIPLICADORA DO AEROGERADOR”
“Esse Sistema eletro-hidráulico tem como propósito reduzir o tempo necessário para se realizar a troca de óleo da caixa multiplicadora, reduzindo assim o custo do serviço, sendo uma tecnologia inédita no mercado, o que o torna técnica economicamente viável”.
Equipe técnica: Jasse Beatriz Duarte da Costa, Técnica em Sistemas de Energias Renováveis, SENAI RN; Renan Mateus Ferreira de Sousa, Técnico em Mecânica, SENAI RN, Ana Luiza Alves, Técnica em Mecânica, SENAI RN, Maria Beatriz Ferreira da Silva, Técnica em Mecânica, SENAI RN; Alcidemir Cabral de Sousa, docente do SENAI RN (Instrutor); Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, docente do SENAI RN (Co- Instrutora).

Revista Negócios.Net

Revista Negócios 70
Revista Negócios 69
Revista Negócios 68
Revista Negócios 67
EDIÇÃO N° 62 – MARÇO DE 2016
Revista Negócios 61
Edição n˚59
Edição n˚58
Edição n˚56
Edição n˚55
Edição n˚54
Edição Nº 53
Edição Nº 52
Edição Nº 51

Twitter /RevNegocios

  • @revnegociosPara quem está disposto a voltar a investir, o segmento imobiliário é a proposta mais vantajosa do momento.… https://t.co/d5e9w9gJ2L@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosO Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidad… https://t.co/bbOgusVPF0@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosIndústria da Reciclagem cresce e mira para o futuro: https://t.co/EJqSYjKdJi https://t.co/X0HH3746nq@revnegocios1 semana atrás

Instagram /RevNegócios

Facebook /RevNegócios

TV Negócios.Net