Marca Maxmeio
Natal Card
Empreendedorismo
07 / 12 / 2017 - Por Jean Valério

Empreendedorismo social entra em discussão nesta quinta-feiraSeminário vai discutir em Natal como o setor privado pode desenvolver soluções sustentáveis e inclusivas a favor das comunidades

Os negócios nordestinos que têm como finalidade principal a solução de problemas sociais de uma comunidade, sem necessariamente visar o lucro financeiro, estarão no centro das disccusões da terceira edição do Seminário Regional Incluir. Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sebrae, o evento começa nesta quinta-feira (7), a partir das 9h, no Hotel Holiday Inn, em Natal, e vai debater sobre os rumos do empreendedorismo social nos estados da região Nodeste. As inscrições gratuitas ainda podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

A Iniciativa Incluir vai mostrar que o poder do setor privado pode desenvolver soluções sustentáveis, inclusivas e economicamente viáveis a favor das comunidades onde atuam, indo além da filantropia e responsabilidade social. A ação também permite incrementar o conhecimento dos modelos de negócios e práticas brasileiras para acelerar a troca de conhecimento e a cooperação entre países em desenvolvimento – Cooperação Sul-Sul – com o intuito de expandir a inovação a favor de impactos socioambientais positivos em outros países.

O evento em Natal faz parte de um ciclo de encontros realizados em todo o país pela Iniciativa Incluir, fruto da parceria entre o PNUD e Sebrae, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema de negócios inclusivos e de impacto social nas cinco regiões do país.

O analista da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio do Sebrae-RN, Daniel Fonseca, explica o motivo de o estado sediar o encontro. “O trabalho realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte na temática de Negócios Sociais e Inclusivos, atuando de forma transversal a todas as áreas e inserindo produtores rurais da região do Mato Grande e Serra do Mel numa cadeia de valor, em parceria com várias empresas geradoras de energia eólica, proporcionou a escolha a de Natal para sediar um evento deste porte”.

Na avaliação do analista, o seminário terá relevância na disseminação desse novo modelo de fazer negócio. As duas primeiras edições do evento ocorreram em Cuiabá (MT), onde foi tratada a temática “Oportunidades para os pequenos negócios: como gerar impacto socioambiental positivo e transformar realidades”, e no Rio de Janeiro(RJ), cujos debates giraram em torno dos investimento em negócio de impacto. “Aqui, vamos tratar do conceito, práticas e atuação no Ecossistema. O tema de cada evento sempre está sincronizado com a maturidade do ecossistema local”, explica Daniel Fonseca.

Na edição em Natal, será realizado um ciclo de debates sobre modelos de negócios inclusivos e de impacto na região Nordeste. Ao longo do dia, o seminário traz na programação empreendedores e especialistas no tema: Isabela Ribeiro (Saladorama), Daniele Cesano e Valdirene Santos Oliveira (ADAPTA Sertão), Priscilla Veras (Muda Meu Mundo), Luciana Aguiar (PNUD) e Valéria Barros (Sebrae Nacional), além de diretores e técnicos do Sebrae no Rio Grande do Norte, como os diretores superintendente, José Ferreira de Melo Neto, e técnico, João Hélio Cavalcanti.

O seminário prevê 6 painéis dentro dos temas: A nova realidade dos negócios de impacto social no Brasil – Conceitos e Experiências, Inovação, Tecnologia e o Impacto no Ecossistema Regional, A transversalidade dos Negócios de Impacto Social nas Cadeias de Valor, Pesquisa Cliente Sebrae sobre Negócios de Impacto, Casos de Negócios de Impacto no Brasil – Chamada de Casos Incluir 2018 e Resultados da Maratona de Negócios de Impacto Social e Dia de Impacto no RN.

Será promovida ainda uma oficina prática sobre o alinhamento de estratégias empresariais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ser ministrada pela Equipe do PNUD. 300 pessoas são esperadas no dia do evento, entre empreendedores, investidores, estudantes, docentes e representantes de redes empresariais.

Revista Negócios.Net

Revista Negócios 70
Revista Negócios 69
Revista Negócios 68
Revista Negócios 67
EDIÇÃO N° 62 – MARÇO DE 2016
Revista Negócios 61
Edição n˚59
Edição n˚58
Edição n˚56
Edição n˚55
Edição n˚54
Edição Nº 53
Edição Nº 52
Edição Nº 51

Twitter /RevNegocios

  • @revnegociosPara quem está disposto a voltar a investir, o segmento imobiliário é a proposta mais vantajosa do momento.… https://t.co/d5e9w9gJ2L@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosO Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidad… https://t.co/bbOgusVPF0@revnegocios1 semana atrás
  • @revnegociosIndústria da Reciclagem cresce e mira para o futuro: https://t.co/EJqSYjKdJi https://t.co/X0HH3746nq@revnegocios1 semana atrás

Instagram /RevNegócios

Facebook /RevNegócios

TV Negócios.Net